Site Overlay

Vinte mil léguas submarinas – Júlio Verne

821.133.1.3 / V531v EXEMPLARES 02

Vinte Mil Léguas Submarinas (no original, em francêsVingt mille lieues sous les mers) é uma das obras literárias mais famosas do escritor Júlio Verne. Originalmente publicada em forma de uma série no periódico Magasin d’Éducation et de Récréation, de Março de 1869 a Junho de 1870, teve uma edição ilustrada publicada em Novembro de 1871, com 111 ilustrações por Alphonse de Neuville e Édouard Riou.[1]

Como a grande maioria das obras de Júlio Verne, esta é muito baseada nos conhecimentos da época (meados do século XIX), em conjunto, claro, com a rica e vasta imaginação de Verne.

Em Vinte Mil Léguas Submarinas, Verne concebe um submarino, o Náutilus, completamente autônomo do meio terrestre, movido somente a eletricidade. O engenheiro e dono de tal feito, é o capitão Nemo, que, com sua tripulação, cortou qualquer relação com as nações e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá – a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar.

Mas a humanidade, não conhecendo a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este, com ou sem intenção, começou a provocar desastres em navios e embarcações, o mundo começou a temê-lo, julgando-o um monstro marinho, um narval gigante, começando assim a caça à quimera.

Quem foi Júlio Verne?

Jules Gabriel Verne, conhecido nos países de língua portuguesa por Júlio Verne (Nantes8 de fevereiro de 1828 — Amiens24 de março de 1905), foi um escritor francês.[1]

Júlio Verne foi o primogênito dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado,[1] e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes.[2] É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.

Confira o filme ” Vinte mil léguas submarinas”, baseado no livro.

https://www.youtube.com/watch?v=xNLSb2DGCf0

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes