Site Overlay

Estratégias de Marketing – Sun Tzu

658.8 / M621s    EXEMPLARES: 01

Por que um livro escrito 500 anos antes do nascimento de Cristo é considerado um best-seller dos tempos modernos? Por que os treinadores, professores e executivos leem A Arte da Guerra, de Sun Tzu? Por que Tony Soprano cita, na HBO, o trabalho do Mestre? Quais são as aplicações, para o marketing, da sabedoria atemporal encontrada nesse clássico da antiguidade?

A Arte da Guerra é reconhecido como a essência concentrada da estratégia da vitória. Dentro dos princípios de Sun Tzu está a base para compreender os princípios estratégicos do marketing moderno. Ao se beneficiar com uma revelação, você desejará encontrar muito mais.

A Arte da Guerra é a pedra fundamental da atividade militar e da estratégia de negócios orientais. Hoje, existem mais de dez traduções desse antigo trabalho para o inglês. Outros livros aplicam as traduções aos negócios, aos esportes e ao sucesso pessoal. Exemplares de A Arte da Guerra podem ser encontrados em quase todos idiomas.

O dogma básico da filosofia de Sun Tzu é que, se sua estratégia estiver bem fundamentada, você prevalecerá – e, se tiver uma estratégia verdadeiramente boa, prevalecerá sem lutar. Essa ênfase oriental em superar o adversário com sabedoria estratégica difere significativamente da estratégia ocidental, que enfatiza a ação (lutar a grande batalha) como meio de vencer.

A força de A Arte da Guerra para o gerente contemporâneo é sia simplicidade. Ao fazer as inscrições, de maneira diligente, em varas de bambu, Sun Tzu teve de tornar cada pensamento significativo. Não havia nada muito complicado em relação às batalhas na época de Sun Tzu. Quando a batalha era necessária, a guerra era vencida por meio da previsão, do cálculo, das trapaças e das manobras. A própria simplicidade das antigas estratégias de batalha ajuda a fazer a transição das lições de ontem para o planejamento de amanhã.

As máximas de Sun Tzu são simples e, ainda assim, profundas; breves, mas perspicazes. O poder desses conceitos é impressionante. Eles se aplicam igualmente bem nos negócios e no cotidiano. Para vencermos, precisarmos do poder extraordinário de Sun Tzu aplicado em um golpe preciso para proporcionar uma torrente de impulsos. Pergunte a qualquer campeão olímpico sobre o impulso do esforço extraordinário empregado no momento certo.

Vários benefícios excepcionais advêm ao leitor como resultado dos conteúdos e da organização singulares deste livro.

  1. Os 12 princípios da estratégia de marketing são as linhas gerais para aplicar a sabedoria de Sun Tzu ao marketing. Não há como ter certeza de que as traduções mantêm o fluxo do texto original; alguns pontos parecem pertencer a outros capítulos. Ao extrair as passagens significativas que se aplicam aos negócios e organizá-las dentro dos princípios da estratégia de marketing, fica mais fácil o leitor entender e adaptar esta sabedoria atemporal.
  2. Para dar ao leitor uma percepção mais completa do valor do pensamento estratégico oriental, incluímos a sabedoria dos contemporâneos de Sun Tzu. As passagens mais significativas dentre essas são de “Wu Chi sobre A Arte da Guerra” e de “Os preceitos de Ssu Ma Jang Chu”, raramente publicados. Seus comentários ajudarão na compreensão e na utilização das antigas estratégias.
  3. Este trabalho Combina, de forma singular, os pensamentos oriental e ocidental. Incluir a sabedoria dos comandantes militares ocidentais ajuda a ter idéias de como aplicar este conhecimento no combate (tática) diário de marketing.

Apresentamos este livro não como crença de que os negócios são uma guerra, mas sim com a ideia de que podemos encontrar aplicações úteis aos negócios por meio do estudo da estratégia militar. A sabedoria dos antigos chineses falava mais como evitar guerra (estratégia) do que de como lutá-la.

É preciso estudar para realmente entender as lições de Sun Tzu. Ler o livro apenas uma vez é como tentar aprender caratê observando um especialista arrancar uma planta com um único golpe. Com essa única lição, sabe-se apenas o que fazer, não como fazê-lo. Para ser um especialista, é preciso, primeiro, ser aluno.

Seu sucesso na aplicação dessa antiga sabedoria é nosso sucesso. Desejamos que você tenha um sucesso contínuo.

Sun Tzu

Sun Tzu (544-496 a.C.) foi um general, estrategista de guerra e filósofo chinês, a quem é atribuída a obra “A Arte da Guerra”, um tratado filosófico-militar no qual reuniu estratégias e táticas militares para vencer o inimigo.

Sun tzu (544-496 a.C.) nasceu na China, provavelmente em 544, durante a dinastia Chou (722-476), período da história chamado de Primavera e Outono, quando o poder real praticamente desapareceu e os grandes principados guerreavam, e que ocorreu a divisão da China em vários Estados menores, que viviam permanentemente em luta.

Sun Tzu , contemporâneo do filósofo Confúcio (551-479 a.C.), viveu numa época em que a filosofia era também usada como arma para a sabedoria das estratégias e táticas militares e assim, os pensadores eram colocados à frente dos exércitos que disputavam o controle da soberania.

Segundo alguns historiadores, Sun Tzu teria nascido em Ch’i, era filho da aristocracia militar chinesa, e aprendera a desenvolver suas estratégias de guerra com seu avô. Em 517 a.C. teria rumado para o Sul e se fixado no Estado de Wu, onde teria exercido suas funções como general e estrategista do rei Hu Lu.

Como general, Sun Tzu teria subjugado seus inimigos com os ensinamentos que transmitia a seus soldados. Falava com propriedade sobre o posicionamento das tropas e a movimentação dos soldados, as técnicas de emboscada e até mudanças inesperadas de clima. Baseado em suas experiências teria elaborado um tratado filosófico-militar no qual reuniu um rico planejamento com táticas e estratégias de guerra para resolver conflitos e vencer batalhas. O livro, “A Arte da Guerra”, com 13 capítulos, com frases e pensamentos, aborda diversos aspectos ligados à guerra.

O livro “A Arte da Guerra” é um dos mais antigos tratados de guerra, atravessou séculos e se transformou um dos clássicos mais influentes do pensamento oriental. A obra é considerada a Bíblia da estratégia, do planejamento e liderança, sendo utilizado amplamente no mundo dos negócios. Até hoje, seus ensinamentos inspiram uma legião de líderes.

Entre as sábias palavras de Sun Tzu destacam-se: “Quando capaz, finja ser incapaz, quando pronto, finja desespero, quando perto, finja estar longe, quando longe, façam acreditar que está próximo”, “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização”, “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”, “No meio do caos há sempre uma oportunidade”, “Em batalha, use geralmente operações diretas para fazer o inimigo engajar-se na luta e as operações indiretas para conquistar a vitória” etc.

Sun Tzu, segundo alguns estudiosos, faleceu em 496 a.C., mais nada se sabe sobre sua morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 . All Rights Reserved. | Chique Photography by Catch Themes